AUDITORIA

Pré Auditoria - APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

Publicado em AUDITORIA

Este programa tem como objetivo garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor.

Tem como pré-requisitos as Boas Práticas de Fabricação e a Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 sobre Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO).

O Sistema é recomendado por organismos internacionais como a OMC (Organização Mundial do Comércio), FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo MERCOSUL e é exigido pela Comunidade Européia e pelos Estados Unidos.

    - Elaboração do Plano APPCC.
    - Implementação do Plano APPCC.

OBS.: ORGANIZA A EMPRESA PARA PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DA ISO( International Organization for Standardization) 22.000 ISO 22.000.

A FSSC 22.000 e ISO 22.000 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltadas para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

A FSSC 22.000 e ISO 22.000 tem como objetivo facilitar a comercialização em toda a cadeia da indústria de alimentos mundial, uma vez que muitos países, incluindo o Brasil, estão buscando proteger a sua população, desenvolvendo normas nacionais. A nova norma pretende unificar e complementar as diferentes exigências feitas aos exportadores da cadeia alimentar, contribuindo para a reeducação das barreiras técnicas.

Pré Auditoria - AUTOCONTROLE

Publicado em AUDITORIA

São  programas desenvolvidos, implantados, mantidos e monitorados pelos estabelecimentos, visando assegurar a qualidade higiênico-sanitária de seus produtos.  Incluem os programas de Boas Praticas de Fabricação (BPFs) desenvolvidos, implantados e monitorados pelos estabelecimentos

Os estabelecimentos produtores devem demonstrar, através de evidencias, que os produtos oferecidos aos consumidores são inócuos

O plano e controles são compostos de:

• Manutenção das instalações e equipamentos industriais;

• Vestiários e sanitários;

• Iluminação;

• Ventilação;

• Água de abastecimento;

• Águas residuais;

• Controle integrado de pragas;

• Limpeza e sanitização (PPHO);

• Higiene, hábitos higiênicos e saúde dos operários;

Procedimentos Sanitários das Operações.

Pré Auditoria - BOAS PRATICAS (ABNT 15635)

Publicado em AUDITORIA

PROGRAMA DE PRÉ - REQUISITOS:
São ações  para verificar e manter as condições básicas e atividades necessárias, para manter um ambiente higiênico ao longo da cadeia produtiva de alimentos,adequados para produção, manuseio e provisão de produtos finais seguros ao consumidor (ISO 22.000) Incluem a implementação de Pré Requisitos Operacionais, ligados à implementação das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Procedimentos Operacionais Padronizados.

Pré Auditoria - HARPC ( Controles Preventivos para Alimentação Humana )

Publicado em AUDITORIA

Programa a ser implementado para empresas interessadas em exportar alimentos para EUA, para aprovação prévia pelo FDA;

Fases:

- Introdução aos Controles Preventivos e Planos de Segurança de Alimentos.

- Boas Práticas de Fabricação e Programas de Pré-requisitos.

- Perigos biológicos para a Segurança de Alimentos.

- Perigos químicos, físicos e economicamente motivados para a Segurança de Alimentos.

- Análise de Perigos e determinação de Controles Preventivos.

- Controles Preventivos de processo.

- Controles Preventivos de alergênicos.

- Controles Preventivos sanitários.

- Controles Preventivos na Cadeia de Fornecedores.

- Procedimentos de verificação e validação.

- Procedimentos para manutenção de registros.

- Plano de Recall.

PRÉ AUDITORIA ISO 22.000

Publicado em AUDITORIA

A ISO 22.000 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltadas para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

A ISO 22.000 tem como objetivo facilitar a comercialização em toda a cadeia da indústria de alimentos mundial, uma vez que muitos países, incluindo o Brasil, estão buscando proteger a sua população, desenvolvendo normas nacionais. A nova norma pretende unificar e complementar as diferentes exigências feitas aos exportadores da cadeia alimentar, contribuindo para a reeducação das barreiras técnicas.

PRÉ AUDITORIA FSSC 22.000

Publicado em AUDITORIA

A FSSC 22.000 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltadas para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

A FSSC 22.000 tem como objetivo facilitar a comercialização em toda a cadeia da indústria de alimentos mundial, uma vez que muitos países, incluindo o Brasil, estão buscando proteger a sua população, desenvolvendo normas nacionais. A nova norma pretende unificar e complementar as diferentes exigências feitas aos exportadores da cadeia alimentar, contribuindo para a reeducação das barreiras técnicas.